Rua 100% sombreada em Palmas... olha o exemplo ai

Essa postagem vem a fazer link com uma postagem da Prof ª Dr. ª Patricia Orfila nesse mesmo blog sobre ruas com árvores. segue o link http://gpcidadesparapessoas.blogspot.com.br/2013/09/arvores-para-cidades.html

Prosseguindo, essa postagem me fez lembrar de uma rua apresentada a mim pela minha querida parceira e namorada. Ela achou a rua meio que sem querer logo me apresentou sabendo do meu interesse. Assim que estava me encaminhando para a rua confesso que não estava botando muita fé que seria tudo que ela falou, afinal de contas seria algo único em Palmas-TO.


Vista da esquina do trecho sombreado - Foto: Renato Perelopes
Chegando na esquina da rua tive uma agradável vista mas que porem ainda não tinha impressionado tanto visto que eu ainda não estava na sombra da mesma e não tinha sentido toda a sua graça. Porem bastou andar mais um pouco para a mesma que pude realmente sentir a diferença de uma rua inédita para mim em Palmas. Depois disso não tinha mais o que falar a não ser aproveitar e invejar os moradores da rua.


Aproximando da sombra - Foto: Renato Perelopes
Enfim embaixo da sombra - Foto: Renato Perelopes

Depois de contemplar a sombra tive a sorte de o único morador a minha vista (infelizmente devido aos muros) ser justamente o senhor responsável pela agradabilíssima rua. O nome dele é Antônio Leonardo, mora na quadra (1105 Sul) a aproximadamente 9 anos e que sempre teve uma paixão por árvores, como ele mesmo diz "Árvore pra mim é tudo", e tentou passar esse mesmo raciocínio para os moradores falando pessoalmente com eles e comprando ele mesmo cerca de 60% das mudas presentes atualmente. 

Na ocasião conseguiu convencer alguns outros vizinhos a comprarem mais mudas e juntos plantaram elas nas calçadas, sendo aproximadamente 2 mudas por calçada. Poucos anos depois mais mudas foram compradas formando então a fase mais sombreada da rua pois infelizmente alguns novos moradores tiraram as arvores plantadas nas calçadas dizendo juntar muitas folhas (vai entender). Para compensar tentaram plantar outras que consideravam bonitas porem as mesmas não sendo próprias do cerrado não sobreviveram muito tempo.

Foto: Renato Perelopes


Agora aproximadamente 8 anos depois da primeira muda plantada a rua segundo o mesmo Antônio Leonardo passa suas tardes e noites (fotos tiradas meio dia) tomadas por crianças que curiosamente não são dessa rua e sim de outras próximas. Atualmente o idealizador da ideia está comprando um soprador para juntar as folhas que caem a pedido de alguns moradores. Ele mesmo está bancando pessoalmente o aparelho.

Agora visto como precisamos de espaços assim aqui em Palmas tente fazer o link de uma rua sombreada, com crianças brincando e casas com muros como na foto abaixo também tirada na 1007 Sul.

Casa com grade - Foto: Renato Perelopes

Se você conseguiu fazer esse link na sua cabeça viu que sensação de segurança. conforto maior que essa é muito difícil de se conseguir em uma rua. Olhe para a primeira foto dessa postagem e para a penúltima. Sinto como o clima é perceptível até visualmente. A primeira foto te transmite sensação de calor que a ultima foto não te passa.  

Você que está lendo essa postagem faça o mesmo. Plante uma árvore na sua calçada, convença seu vizinho a fazer o mesmo. Você terá em poucos anos uma rua cheia de vida e com um microclima invejável em Palmas.

Obrigado a quem leu esse post até aqui. 
Divulgue o Blog, compartilhe o link.

Grato,
Renato Perelopes